Formador

Zé Ferrão – Tatuador Profissional


José Ferreira é o formador certificado de todos os cursos de Tatuagem e de Piercings ministrados na Skin EuropeSchool desde 2013, tendo já ministrado mais de 60 ações e certificado cerca de 200 formandos como Tatuadores profissionais.

Nos cursos o José Ferreira utiliza toda a sua experiência de mais de 15 anos como Tatuador Profissional, para passar todo o conhecimento aos formandos.

 

TATUADOR

José Ferreira, conhecido no universo das tatuagens por Zé Ferrão, nasceu em 27 de Março de 1973 no seio de uma família com uma forte ligação as artes.

Sendo inspirado desde muito cedo pelos seus irmãos mais velhos, mas principalmente pelos seus pais mais concretamente na figura do seu pai, que para além de possuir uma alegria brilhante, era minuciosamente dotado para a escultura em vários tipos de materiais e um homem cheio de ofícios, Zé Ferrão apaixonou-se então desde muito cedo pelo desenho em geral, despertando mais tarde para o uso do carvão na maior parte das suas obras, tendo como mote quase sempre o uso da figura humana e os contrastes profundos do preto e branco, não excluindo mais tarde no seu percurso artístico o uso da cor e outros motivos para o seu aperfeiçoamento como artista.

Finalizado o percurso escolar, por circunstâncias da vida Zé Ferrão decide assumir um cargo de gestor no negócio da sua família ligada ao ramo dos seguros, que na altura poderia parecer longe das sua verdadeiras paixões artísticas mas que se virá a revelar de uma enorme importância mais tarde na sua carreira como tatuador no sentido da responsabilidade e capacidade de gestão de um qualquer negócio, fazendo isto com que mantivesse mantido nesse período o desenho para segundo plano. Durante este período dedica também grande parte do seu tempo ao desporto, concretamente nas artes marciais onde se torna campeão nacional de kung-fu na sua categoria e mais tarde Mestre e treinador numa academia.

Sendo uma pessoa bastante persistente, paciente e acima de tudo pacifica, toda esta experiência nas artes marciais valoriza e acrescenta um enorme equilíbrio físico e emocional na sua relação com o mundo. Acontece então a visão de um sonho de voar mais alto em sintonia com o grande amor da sua vida, a sua esposa Vera Duarte, tendo ela também grandes raízes familiares dedicada às artes e dotada de uma enorme sensibilidade e capacidade crítica, torna-se cúmplice do tempo que Zé começa a dedicar ao desenho e no meio de todas estas trocas artísticas descobrem o universo das tatuagens de uma forma descomprometida mas verdadeiramente apaixonada.

Em conjunto aprofundam os seus conhecimentos técnicos, éticos e culturais, relativos a esta forma de arte, acrescentados por uma formação técnica de tatuagens e piercings. Torna-se inevitável e Zé abandona o seu trabalho de gestor e Vera durante seu período de licenciatura de educadora de infância, decidem arriscar e criar um conceito diferente de abordar esta arte milenar na sua relação com as pessoas e a sociedade em geral e nasce então a SOULFLY tattoos&piercings. Um pequeno estúdio recheado de universos de fantasia envolvida em muita simpatia, respeito e paixão, por todas as pessoas, idades, religiões, etnias, ou qualquer outra forma de expressão da individualidade de cada um.

Num ambiente retro-vintage respira-se uma forma de estar simples e confortável, apenas com a pretensão de bem receber e compreender as vontades e desejos íntimos de cada um no que imagina para celebrar algo para sempre no seu corpo. Muito criterioso e exigente na aplicação de métodos de higiene e segurança, sempre disponível à apreciação de todos que queiram tirar dúvidas sobre e qualquer assunto. Durante o seu crescimento artístico e técnico, Zé sempre foi muito cuidadoso nos riscos que poderia correr, muito conscencioso de que a tatuagem é um processo em constante evolução, e permitia-se apenas a fazer sempre o que estava preparado para o fazer. Com esta abordagem a SOULFLY foi crescendo, ganhou a confiança e respeito da sociedade em geral.

Com a natural evolução desta marca resgistada, foi ganhando protagonismo, sempre marcando presença em grandes eventos com grupos comerciais como Pacha, BIBofir, ate ao outro extremo como patrocinador principal de um dos maiores festivais de heavy-metal, com a presença de grandes nomes mundiais deste circuito, assim como uma grande procura de celebridades reconhecidas de varias áreas culturais, como o cinema, futebol, musica, etc. Sempre disponível para apoiar todo o tipo de manifestações artístiucas e culturais, tal como por exemplo a edição do primeiro álbum da banda barcelense GODOG e toda a sua tour nacional.

Marcando também presença em varias convenções de tatuagem, assim como uma vasta tour por vários países tais com Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Luxemburgo, Jamaica, México, Brasil, etc, sempre espalhando a sua arte pelo mundo absorvendo também novas culturas e formas de expressão.

Passados doze anos da existência da SOULFLY e depois de se capacitar legalmente para exercer formação, decide abrir uma academia de formação artística e técnica em tatuagens e piercings com certificação, para dar continuidade ao aparecimento de novos talentos e inspiração para satisfazer os desejos de todos aqueles que querem vestir a arte no seu corpo. Não menos importante será o facto de Zé Ferrão sendo considerado um artista de enorme qualidade, ele próprio não possui nenhuma tatuagem no seu corpo, causando alguma estranheza a algumas pessoas e até a alguns tatuadores, mas será ele o primeiro exemplo de que a escolha de possuir uma tatuagem é uma escolha pessoal e livre de preconceitos para quem tem e quem não tem. Nunca se sentindo incomodado com esta escolha, antes pelo contrário assumindo com orgulho a sua opção mas reafirmando sempre que a sua verdadeira paixão é desenhar e tatuar da melhor maneira possível no corpo das outras pessoas, satisfazendo as suas escolhas.

Zé costuma afirmar que todas as pessoas a que de alguma forma tocou e marcou as suas vidas para sempre, serão eternamente os seus jardins de tinta e emoção.